sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Educação (ou falta dela) no trânsito

Moro no Laranjal desde 2003 e confesso que usando a estrada que nos leva diariamente ao trabalho ainda não descobri a utilidade de tantos trevos, visto que nunca vi fila de espera de carros para entrar na Avenida Adolfo Fetter que justificasse alguns desses trevos. Mesmo quando utilizo os dois mercados que ficam à beira da estrada, em vias secundárias, o retorno à avenida principal não é uma coisa assim tão difícil. Mas penso que talvez os motivos da obstrução de uma avenida de tráfego intenso como a Adolfo Fetter para a construção de rótulas sejam baseados em conhecimentos técnicos além de minha ignorância sobre o assunto.
Pensando assim recebi os trevos em meu acesso diário como algo necessário(?), sem que ainda descobrisse a verdadeira necessidade. Mas admito que foram bem feitos e com rapidez.
Mas ao começar a utilizá-los diariamente além de ainda não descobrir sua eficiência, surgiram várias dúvidas em relação a meu comportamento no trânsito. Por duas vezes na mesma semana fui “prensada” ao entrar junto com outro carro na rótula (vindo no mesmo sentido, lado a lado) .

Peço, então, ao Sr. Secretário de Transportes que me ajude a decidir que atitude tomar quando um carro entra na rótula ao meu lado:
-entro sempre por dentro na rótula, arriscando ser prensada?
-entro por fora na rótula, apostando que o carro de dentro respeite a via que deve seguir?
- freio e espero ele passar?
- passo voando antes dele?
-freio em cima do trevo para ver se ele vai respeitar a via que está marcada na pista, arriscando que o carro de trás bata no meu?
-encosto ao lado do trevo até que possa passar com segurança?
-saio de casa rezando todo dia para que os motoristas que andam a meu lado sejam pessoas conscientes de que a Avenida Adolfo Fetter , assim como todas as outras, não foram construídas para que apenas uma pessoa (claro que ela mesma) possa utilizá-la por vez ?
-espero até que alguém se dê conta que infelizmente os motoristas, que já tem dificuldade de andar em linha reta, vão precisar de muita informação até que estejam preparados para utilizar essas rótulas?
Não sou contra o progresso nem contra medidas que nos dê aparência de grande centro urbano, mas acho que o Sr Secretário concorda que isso só pode acontecer com medidas para humanizar o trânsito, educação,sinalização intensa, melhorias em nosso péssimo sistema de transporte urbano, construção de ciclovias por toda a cidade, etc, etc, etc, tudo isso acompanhado de muita fiscalização e multa para os infratores.
Tenho certeza que caso houvesse fiscalização e multa nessas rótulas novas até o pessoal sentir a consciência (ou o bolso) doer, eu não teria sido quase prensada( só não fui porque meu anjo da guarda me disse para frear em pleno meio da rótula e avisou o anjinho dos motoristas que vinham atrás de mim) pela madame que pensa que comprou a Avenida Adolfo Fetter para trafegar sózinha por ela.Uma pessoa que dirige assim só pode se imaginar a dona da avenida. O que vamos esperar? Quantos acidentes teremos de registrar até tomar providências? Alguém morrer, aparecer a notícia no jornal e lamentar depois do acontecido? Aguardo resposta às minhas perguntas. Obrigado!
Eliana Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário