domingo, 9 de janeiro de 2011

Água, fogo, terra e ar






Os quatro elementos
Água, fogo terra e ar...
Os quatro elementos da vida, os extremo opostos, os complementares!
A água representa o inicio da vida, o nascer, a capacidade humana de adaptar-se a novas situações , moldar-se diante do novo e assim aprender a ter novos olhares diante de novas situações.
O fogo representa a transformação, o forjar do conhecimento, a tenacidade,a importância de aprender com o passado mas libertar-se dele e seguir em frente , sem lamentar o que ficou nas cinzas.
A terra é o aconchego da mãe, o perdão e a cura, o lar,o renascer da semente que foi plantada e a espera dos frutos que hão de vir.
E o ar, onde tudo começa , o pensamento, a idéia, o etéreo e não palpável e por isso mesmo o que continua depois de tudo terminar.
Ás vezes somos mais fogo, ou precisamos de mais água; somos mais terra mas deveríamos perceber mais o ar,enfim somos seres em constante renovação e aprendizado e o universo é diferente a cada momento.
Precisamos estar conectados à natureza para poder perceber essas variantes, as intempéries desses tempos em que vivemos e assim tirar o melhor proveito do aprendizado desses quatro elementos para então poder plantar, regar cuidar e esperar a melhor colheita!
Eliana Valença (em 10 01 2011)

2 comentários:

  1. Os antigos celtas consideravam a terra e o fogo com um elemento, portanto tres no total.
    hoje trago de maneira definitiva o símbolo destes tres elementos: terra, ar e agua...a triplicidade de todas as coisas!

    ResponderExcluir
  2. Antonio, agora me veio a idéia da Unicidade de todas as coisas... Parabéns pela tatoo, guri!

    ResponderExcluir