segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Deus ibope

... tem 54% dos votos válidos!!!!
Esta era a manchete que estampava o jornal e seria completamente normal se ocorresse após o pleito. Mas essa manchete eu li por volta de 5 dias antes da eleição! Não existia a palavra “intenção de voto” e lendo aquele absurdo fiquei a me questionar a quem deveria perguntar :Precisa ainda ter eleição? Porque se AQUILO fosse verdade não precisaria eleição.
E agora? Alguém vai fazer alguma coisa? Alguém vai ser processado? Alguém vai ser condenado por falsidade ideológica? Se um cidadão qualquer for para os jornais inventar mentiras do candidato oponente e isso tiver como consequência algum prejuizo para o mesmo, ele será processado . Se alguém alardear que vem uma enchente que vai invadir o litoral e as pessoas deixarem suas casas acreditando e a enchente não acontecer , o falso meteorologista deve ser responsável pelos prejuizos advindos.
E as pessoas que acreditaram nisso e que infelizmente pensando em “não perder o voto”, decidiram como se a escolha estivesse só entre dois candidatos?
E os milhões de pessoas que ouviram incessantemente esse deus chamado ibope , durante a campanha, como ficam? Eu disse “toda a campanha” mas seria antes dela, porque esse “partido” chamado pesquisa eleitoral pode fazer campanha antes de todos os outros, antes até do presidente...( que poder).
E agora todos os cientistas políticos tentando justificar o fenômeno “Marina”. Como foi que isso aconteceu? No inicio da campanha o deus ibope dava 1% de votos para Marina Silva. Muitos nem sabiam quem era...
Ninguém questiona o erro da pesquisa!!! Mas pesquisa não erra, dizem, são feitas com uma parte de um todo e refletem a totalidade do mesmo, como se maneira de pensar de seres humanos fosse como SOPA, feita de abóbora, cenoura, couve, batata, carne, cebola, etc etc tudo no mesmo caldo!
Mas churrasco não é carne de sol, barreado não é muqueca, bolo de chuva não é acarajé, tutu não é buchada, pelo amor de Deus!
Deixam as pessoas votarem em quem quiser, deixem por favor exercerem o direito à cidadania, tão cinicamente falado na véspera da eleição, usem a pesquisa para outros fins, para saber com quanto sobrevive a maioria do povo brasileiro, para saber quanto ganha um deputado e quantas horas deve cumprir por semana etc etc etc
Qual é o objetivo da pesquisa eleitoral?????????? Substituir a eleição? Não pode (infelizmente para eles)! Talvez seja orientar o candidato a mentir mais em determinados estados, adquirir mais sotaques aqui ou ali, estudar hábitos e costumes desta ou aquela região, para depois usar metáforas fingindo ser realmente engajado nos problemas daquele pacato cidadão que liga a TV e é obrigado a assistir a essa guerra de artimanhas. Talvez seja esse o objetivo da pesquisa, dar dados para que o candidato perceba com quem deve se articular, quem oferece mais vantagens...
Ou talvez a pesquisa seja para substituir os velhos Coronéis e Senhores de escravos que diziam em quem os empregados e peões deveriam votar. Mas isso não poderia ser aceitável em pleno século 21, época em que os direitos humanos protegem os cidadãos, até mesmo os os menos favorecidos de humanidade. Não poderia ser, não. Desculpem minha acusação indevida, e o meu desabafo amargurado. Nunca na história desse país estivemos com a auto estima tão positiva , esqueçam, esqueçam...Viva o Brasil !
Eliana da Rosa Valença

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com voce Eliana, ainda assino em baixo. Viva o Rio Grande do Sul, Bagé propriamente dita.

    ResponderExcluir