quarta-feira, 4 de abril de 2012

Raiz forte


Raiz Forte

A filosofia oriental pede para olharmos a natureza e observarmos: a vida deve ser a repetição (e é sempre) do que acontece na natureza.

Olhemos as plantas, as mais simples que emergem suas raízes debaixo da terra e é de lá que devem cuidar para que a planta seja saudável, viçosa e bonita.

 E antes da primeira folhinha brotar para fora da terra, é que se dá todo o processo.

A natureza da semente, a qualidade da terra à volta, a umidade do solo, os nutrientes presentes, enfim, as condições necessárias para toda a vida da planta estão ali naquele pequeno espaço que acolhe a sementinha. E então a planta germina , rompe o tão esperado limite e eclode para o mundo exterior. Aí é só esperar!

O nutriente que lá no solo fortaleceu a semente, agora vai se efetivar. A umidade que sustentou-a e alimentou-a, agora lhe dá força para esperar a estiagem passar. A aspereza da terra á sua volta, preparou-a para superar os ventos e intempéries.

Mas e se faltou umidade no solo, se não havia nutrientes suficientes à volta da semente, se as condições foram adversas à semente ao brotar sua presença ao mundo exterior?

Não mais adianta o solo ver que não deu tudo de si: a folhinha já está lá no mundo cruel, à mercê das intempéries. E a raiz a olhar daqui, que pouco pode fazer por aquela haste que pode estar prestes a quebrar.

Assim acontece com a gente. O seio de nossa família é o solo que nos abriga e protege. Ali recebemos alimento e sustento para o grande dia em que, por nossa conta e risco, devemos levar nossa vida. Aí veremos que o que realmente nos diferencia dos demais é aquele apoio que recebemos na infância, a estrutura de uma boa educação, de um exemplo de honra e retidão. É isso que hoje aqui fora, no mundo real e cruel, nos diferencia de quem não teve a mesma raiz forte e que depois que brotou pouco pode auxiliar e fortalecer o que já está fora de controle.

Pensemos então dessa maneira a função da família e nunca teremos problemas com nossas amadas plantinhas, que ainda virão.

Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário