quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Carnaval no Santa Irene

Primeiro dia de aula do semestre, pós recesso de julho , na sala dos professores,  a colega Rejane convida um grupo de professores, já parceiros de longa data, em eventos, para organizar um Carnaval de Inverno. Já no mesmo dia  começamos os preparativos: escolha de data, programação inicial, fantasias, apresentações , ensaios, cartazes, compras, reviravolta no baú de casa, incentivo aos alunos. E nestas três semanas os preparativos foram acumulando e às vezes achávamos que não daria tempo para tanta coisa.  
Os alunos, no início um pouco resistentes, desmotivados , aos poucos foram se contagiando com tanta emplogação  dos professores e foram “vestindo a fantasia”. Hoje pela manhã após entrarem na escola e cada um em sua sala se caracterizando e caprichando nos adereços é que foi se desenhando a festa. E quando foram saindo das salas os palhaços, piratas, bailarinas , fadas, bruxas, ciganas, monstros, vampiros, noivas, médicas, enfermeiras hippies, Alice, Mônica com coelho e tudo, Harry Potter , jornalistas do CQC... foram saindo, um pouco tímidos no início, mas depois se deixando envolver pela magia da fantasia, da música, da dança e no meio da festa já estavam totalmente impregnados de carnaval, de alegria e lambuzados de algodão doce....
Intervalo de almoço, refazendo as forças com a delícia do carreteiro da Simoni, a boa companhia  compartilhando risadas à mesa,  embalados por uma suave canção, graças à lembrança do Airton e depois... tudo de novo... turno da tarde.
E tudo se repete... a resistência inicial em vestir uma fantasia... e depois a entrega total!!! Ouvi coisas do tipo: “Hoje vou dormir bem feliz”; “Professora, tira uma foto da gente que ontem éramos inimigas e agora vamos ser amigas para sempre”; “Coloca no face para minha mãe me ver?”
Consegui fotografar quem nunca se deixa sair em fotos e feliz da vida!!!
A arte falando alto na apresentação do grupo de teatro do Léo, com seu make  de terror prá lá de profissional e assustador. 
Por isso e por muito mais, que só é possível quando um grupo ainda acredita na educação e a faz acontecer, é que me emocionei quando subi no palco para tirar uma foto e vi minha escola linda, viva e verdadeiramente cumprindo seu papel: educando.
Obrigado a todos os  alunos,  professores,  funcionários e pais . Até a próxima!!!
”Explode coração, na maior felicidade,
É lindo o Santa Irene
Contagiando e sacudindo a comunidade!”

Eliana Valença













Nenhum comentário:

Postar um comentário