quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Curtir e compartilhar


Em tempos de internet, curtir uma publicação de alguém, compartilhar um texto, uma música, uma imagem são práticas comuns a qualquer usuário do facebook ou outras redes sociais, independente de idade, gosto ou tendência. E vai-se formando um perfil daquela pessoa que às vezes, nem conhecemos.  Alguns apenas compartilham coisas que acham interessantes,  outros preferem responder de uma maneira que não diga diretamente... que leve o outro a pensar. Pode servir apenas para informar algo.  Podemos provocar alguém no bom sentido ou às vezes nem tão bom...
Mandar um recado com endereço certo, mas sem dizê-lo, também é uma prática bem comum. Pode-se também cutucar alguém, de brincadeira, com carinho ou dar uma cutucada de verdade mesmo.
Enfim, estamos diante do surgimento de uma nova forma de comunicação graças ao avanço da tecnologia, internet, progresso, inclusão digital cada vez maior, etc , etc , etc.
Mas será que essa forma de comunicação não existia antes da internet? Será que essa troca de energia já não acontecia quando nossos pensamentos se conectavam?
Quando ouvimos uma música e   lembramos de alguém, não estamos compartilhando com ela esse momento? Será  que ,às vezes, o fato de lembrar de alguém de repente não será esse alguém lembrando da gente? Emitimos uma vibração e ela vai, como uma onda de rádio até a outra pessoa. Se ela estiver “conectada” com a gente, não pode “receber” aquela vibração?
Quem nunca ouviu alguém contar algo assim, ou mesmo, vivenciou estes fatos.
Não precisamos postar no Facebook nossa emoção, nosso  carinho (ou não), nossa surpresa com imagens que nos dizem tanto, ou denúncias que nos revoltam.
Nós fazemos isso o tempo todo com nossos pensamentos.
Mas, que o Facebook nos ajuda, ilustra, esclarece e cria de maneiras mais diversas essa comunicação...  isso é a mais pura verdade! E isso é uma deliciosa forma de comunicação!
Mas, cuidado! Não podemos esquecer que nossa mente  fez, faz e fará esse tipo de comunicação.  Desde sempre!
Quem quiser, pode curtir! Obrigado!
Eliana Valença

2 comentários:

  1. Verdade, Eliana. Tua reflexão mostra que já havia, sim, "vida inteligente" no Planeta antes da internet. O Mundo - e os sentimentos compartilhados - não começaram ontem.

    ResponderExcluir
  2. Vaz,daí a importância de ter consciência da força do pensamento e aprender a usá-la. Abraço

    ResponderExcluir