terça-feira, 18 de junho de 2013

A Cara do Brasil

Se alguém disser que este é um momento histórico, que o gigante acordou, que a violência não é a voz da maioria, que as redes sociais tem uma força inquestionável, e todas as frases comuns que se ouve em todo o país, como um eco, não estará mentindo. Tudo isso é verdade!
Mas tem alguns aspectos que tornam esse momento único.  De onde saíram tantas pessoas dispostas a protestar? Elas estavam satisfeitas antes desses movimentos? Porque só agora resolveram se manifestar? As  redes sociais tem tanto poder assim? Contra o que exatamente protestam? Será um movimento sem causa? As manifestações são contra os governos municipais, estaduais  ou federal?  Quem estará por trás desses protestos? Será que são jovens (de todas as idades)  inconseqüentes  que nem sabem porque estão ali? Quem são os vândalos que se escondem atrás de um direito sagrado de manifestação? O que fazem ali? Toda a mídia exagera e mostra apenas os vândalos, como um big brother editado?
Poderia continuar todo o texto fazendo perguntas e mais perguntas...  sem respostas exatas.  Mas os protestos representam oposição  a que aspecto, a quem , exatamente?
Será que uma rede social tem o poder de inflamar uma população inteira como em  um discurso de alguém com  o dom de mover as massas , ou essas redes vão mostrando ao longo de muito tempo, que a insatisfação que eu sinto é compartilhada por muitas pessoas, que o país que vivemos não é aquela maravilha insistentemente vendida aos turistas e resto do mundo. O Brasil deve ser satisfazer aos brasileiros.  A rede social mostra dia após dia, que não sou eu, apenas, que venho sentindo em meu bolso a falta do mesmo poder aquisitivo de algum tempo atrás , e que a facilidade de crédito acabou comprometendo grande parte de  meu salário. A rede social  mostra , diferente da propaganda política ( de todos os partidos),  que o que eu pensava, não era apenas eu que pensava...
Veio então a explosão de todo esse sentimento reprimido , como já vimos em tempos atrás, sem nenhuma diferença daqueles dias. Ou melhor, algumas diferenças existem , sim.  As bandeiras levantadas, não carregam o símbolo de nenhum partido, de nenhum governante, mas nenhum partido, se está representado no poder, está isento dos protestos. Me atrevo a dizer que nem os próprios manifestantes( conscientes) se sentem isentos de responsabilidades. O protesto é contra a própria ausência em protestos.  O medo de estar só se foi. Essa foi a participação decisiva das redes sociais. Tem mais gente que curte e compartilha o que penso. Não estou só!!!!
Portanto, não permita que qualquer partido ou político,  roube de você o poder de exercer sua sagrada cidadania e , de novo , sair à rua,  gritar e lutar pelos seus “vinte centavos”, sejam eles o que for: Saúde, Educação, Justiça, fim da corrupção, fim da hipocrisia, não violência, gastos exorbitantes com eventos, baixos salários,  ações de combate às drogas...
Brasil, mostra tua cara!

Eliana Valença(18/06/13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário