terça-feira, 15 de julho de 2014

Em nome de Deus


Sempre que me perguntam qual minha religião nunca sei o que responder. Fico sempre na dúvida , gosto de várias, não me decido por nenhuma. Acho que posso dizer que não tenho religião definida, prefiro ser uma livre pensadora, o que não quer dizer que não tenha fé. E admiro quem tem uma religião, que segue seus dogmas e professa sua fé.
As pessoas que  vivem  e seguem uma religiosidade, normalmente são mais humanas e generosas. Mas isso está longe de ser regra. A humanidade já sofreu as maiores injustiças e cometeu as maiores atrocidades em nome de “deus”.
E agora, para continuar meu comentário, vou ampliar a ideia de religião porque muitas pessoas transformam em religião  suas adorações ao dinheiro, à política, ao jogo, aos vícios mais diversos, ao trabalho, ao ócio , etc,  etc , etc.
E em nome daquilo que adoram, cometem as maiores injustiças e , é claro, carregam legiões consigo, conscientes ou não...
E para aliciar seguidores usam os artifícios mais sórdidos, enganam, mentem, prometem vantagens, vendem suas idéias em voz baixa como um suave canto de sereia..
Conhecem como ninguém seus seguidores e sabem como seduzi-los por  fama, dinheiro, vaidade, vantagens individuais, vinganças contra desafetos, etc, etc, etc.
Vê-se muita gente falando de religião, pregando justiça, sempre muito certos do que o mundo precisa, de  farta solidariedade com causas  tão longínquas mas pouco ou nenhuma com o seu vizinho, com quem está próximo ou junto. Nessa hora o egoísmo, a intolerância e a rispidez falam mais alto. Sem o menor escrúpulo prejudicam pessoas inocentes e os que se juntaram no levante logo serão descartados, assim que não tenham mais utilidade.
E  normalmente , quem  tem fé inquebrantável, quem se preocupa e promove o bem estar de todos, a justiça verdadeira é visto como se andasse na contramão da história, caminhando “contra o vento” numa evidente  e absurda inversão de valores.
E os manipuladores? Esse se multiplicam, como erva daninha, sempre dizendo-se  justiceiros, e criando novos deuses, professando novas religiões, em nome de “deus”...
Até quando?
Eli Ana




3 comentários:

  1. Também não sei responder a essa pergunta. Algumas pessoas realmente não entendem o fato de eu não ser batizada e não ter religião. Eu tenho fé em Deus, em certos santos e "divindades", e nos anjos... isso não basta? Não é necessário ter uma religião para ter fé...mas é preciso ter fé para "estar em uma religião"....pelo menos é o que eu acho. Adorei a postagem... tava pensando no assunto há alguns dias. Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. P.S.: Também gosto de várias religiões e adoro "perambular" entre elas hahaha... no momento ando mais "católica".

    ResponderExcluir
  3. "Não é necessário ter uma religião para ter fé...mas é preciso ter fé para "estar em uma religião"...É bem isso, Bebel! E em nome de um deus, que não é o Deus que eu acredito, cometem-se as maiores injustiças e crimes. E carregam multidões... Infelizmente. Obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir