sábado, 21 de março de 2015

15 Anos da Escola Santa Irene

Uma palavra marcou o dia de hoje: emoção.
Nossa escola fez quinze anos de existência e junto com ela estou, assim como alguns colegas, desde o primeiro aniversário.
Nestes 15 anos posso dizer que muitos momentos foram difíceis, muito stress,dificuldades e enfrentamentos... Mas hoje, ao abraçar nossa primeira diretora o sentimento era de que só as coisas boas devem perdurar e fico feliz em pensar assim.
Os projetos realizados, as aulas, as atividades, festas, viagens, passeios, confraternizações, formaturas e comemorações sempre tiveram total envolvimento da maioria. No varal improvisado no pátio da escola a exposição de camisetas de todas as turmas e a satisfação de ter “vestido” todas elas.
Observei alguns colegas, hoje quase aposentados assim como eu, sentindo orgulho no reencontro dos ex-alunos queridos. Estes foram até a  escola para dizer, sem falar nenhuma palavra, que reconhecem o trabalho feito dentro daqueles portões. Alguns deles já trilhando seus próprios caminhos, fazendo sua história, através da música, da arte ou da continuidade dos estudos. Todos aqueles que um dia foram parte do elenco da escola não esquecem, demonstrando seu carinho de alguma forma.
Sei que meu tempo na escola está chegando ao fim, minha aposentadoria está perto. Mas hoje, entre lágrimas, que não de tristeza, senti que o que realmente importa é o tempo: tempo de preparativos, de trabalho, tempo de dedicação, de organização... para chegar na hora da realização e sentir que tudo deu certo. E percebo que podemos chegar nesse ponto de ser considerado “arquivo” da escola, “dinossauros” da educação, com o mesmo gás de nossos primeiros desafios... ainda “vestindo a camiseta”.
Acho que o que diferencia e marca a história do  “Santa Irene” é a liberdade de poder escolher esse caminho... ou não.
Eliana Valença 21/03/15


Nenhum comentário:

Postar um comentário